A importância da Afetividade na Educação

A Afetividade é uma sensação de extrema importância para a saúde mental de todos os seres humanos, por influenciar o desenvolvimento geral, o comportamento e o desenvolvimento cognitivo, assim a relação de afeto entre educador, criança e até família é de grande importância, como descrito por vários teóricos Piaget, Vygotsky, Wallon e Chalita.

Wallon mostra que a Afetividade é expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão. Essas manifestações surgem durante toda a vida do indivíduo, mas, assim como o pensamento infantil, apresentam uma evolução, …
A emoção, segundo o educador, é a primeira expressão da afetividade. Ela tem uma ativação orgânica, ou seja, não é controlada pela razão.
Exemplo: Quando alguém é assaltado e fica com medo, por exemplo, pode sair correndo mesmo sabendo que não é a melhor forma de reagir.

Segundo Piaget, tal estado psicológico “de afeto” é de grande influência no comportamento e no aprendizado das pessoas juntamente com o desenvolvimento cognitivo. Faz-se presente em sentimentos, desejos, interesses, tendências, valores e emoções, ou seja, em todos os campos da vida.

Sendo assim, como educadores temos a responsabilidade de demonstrar afeto e segurança aos alunos que estão sob a nossa responsabilidade, quando nos colocamos no lugar do outro e entendemos está relação tão importante, ensinamos e aprendemos.

“O saber é o que somos. Somos o saber que criamos e somos a experiência que partilharmos, o saber a cada momento de nossas vidas”. Brandão; 2002, p.9

Nossa eterna Gratidão a Tigrinhos Comunidade – Educando Educadores Sociais pela parceira e a todos os participantes, por confiar em nós e acreditar em nosso potencial.

Aline Michele e Foriston Keler Gama

Acompanhe abaixo algumas imagens do encontro.

 

 

Certificados da Palestra

Siga nossa Página no Facebook

Siga nossa Página no Instagram

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.